top of page

Alterações no perfil facial durante e após a ortodontia

O tratamento ortodôntico pode mudar a aparência facial de uma pessoa?

Enquanto os dentes estão sendo movidos, inevitavelmente, boca, lábios, queixo e bochechas sofrem alterações,já que o tecido mole acompanha a remodelação óssea e a nova posição assumida pelos dentes.

Após a conclusão do tratamento ortodôntico, muitos pacientes vão notar mudança na sua aparência facial. A maior mudança ocorrerá no sorriso (alinhamento e nivelamento).Mudanças na aparência facial serão mais perceptíveis se o problema original for mais grave e envolvendo as bases ósseas(maxila e mandíbula).

Em casos de pacientes classe II(overjet acentuado), estes possuem o famoso "biquinho",após o tratamento ortodôntico por avanço mandibular (em idade mais jovem) ou extração de pré-molares superiores é incrível a melhora no perfil do paciente ,devolvendo a harmonia facial.

Os pacientes classe III (com os dentes inferiores a frente dos superiores), aspecto de "queixo pra frente"(muitas vezes por falta de crescimento da maxila) também sofrem alterações extraordinárias após o tratamento ortodôntico, salientando mais as maçãs do rosto(bochechas), diminuindo ou camuflando o tamanho do queixo,dependendo do diagnóstico e tratamento executado pelo ortodontista, muitas vezes necessitando de cirurgia ortognática em casos mais graves.

Casos como pacientes que possuem mordida cruzada , com o arco superior muito estreito, pacientes com sorriso gengival, pacientes bi-protusos(com aparência de "bojo" ) e com outros tipos de alterações dento-esqueléticas também sofrem várias alterações faciais no curso e após a conclusão do tratamento ortodôntico.

As Alterações faciais são facilmente diagnosticadas pelo ortodontista e podem ser detalhadas antes mesmo da colocação do aparelho.

Podemos também contar com outros procedimentos para melhorar ainda mais a aparência do paciente, através da harmonização facial.

Antes de depois correção sorriso gengival

Correção de Classe III antes e depois


Correção de classe II antes e depois








25.110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page