APARELHO LINGUAL

Atualizado: 29 de Ago de 2019


Perguntas e respostas mais frequentes sobre Aparelho Lingual


O Aparelho Lingual funciona?


O aparelho lingual foi criado na década de 1970, desde então ele vem sofrendo constantes aperfeiçoamentos tecnológicos fundamentado em centenas de trabalhos científicos. Que comprovam a sua eficiência e a sua eficácia.

Hoje sabemos que ele é tão eficiente quanto o aparelho convencional.

“Dependendo da direção das forças aplicadas nos dentes, a técnica obtém resultados mais eficientes e em tempos mais curtos”


Quem Geralmente procura esta alternativa de Tratamento ortodôntico?


Pacientes que desejam corrigir sua maloclusão e procuram uma opção que seja mais estética.

Atores, atrizes, modelos fotográficos, profissionais da moda e todos aqueles onde a aparência e a estética são ferramentas de trabalho.

Pacientes que sentem que o aparelho convencional pode comprometer a imagem ou identidade pessoal e profissional, o que não acontece com este aparelho.

Portanto este aparelho acaba sendo a primeira opção de alguns profissionais como juízes, advogados, executivos e diretores de empresas também tem buscado este tipo de tratamento.

Uma vez que o aparelho ortodôntico tradicional, segundo muitos deles, deixam o rosto com "Aspecto Juvenil". Não passando a "Credibilidade"necessária ao seu trabalho. O que também não acontece com a ortodontia lingual


O Aparelho acumula mais placa bacteriana?


Será que meus dentes "ficarão mais sujos acumulando mais placa"?

Na verdade todos os aparelhos ortodônticos, tanto os colados na frentes dos dentes como os linguais tendem a acumular placa bacteriana.

Mas não podemos dizer que um aparelho acumula mais sujeira que o outro. Mesmo porque pela lógica o aparelho lingual é menor que o aparelho tradicional e portanto tende a acumular um pouco menos de placa bacteriana.

Portanto em todos os aparelhos ortodônticos pode ocorrer acumulo de placa que deve ser removida através da escovação dos dentes.


O Aparelho Lingual machuca?


Eu demorei a aceitar a possibilidade de usar essa técnica pensando no desconforto do paciente. Eu mesma já disse a pacientes que não utilizaria essa técnica por esse motivo. Simmmmm..mudei de ideia!

É uma duvida muito comum, pois quando o aparelho lingual foi criado, na década de 70 na Universidade da California, o aparelho lingual era muuuito grande. Após anos de estudos científicos e aprimoramento do braquete ele hoje tem seu tamanho muito reduzido, até mesmo em relação ao aparelho convencional.

Desse modo eu posso te responder que o aparelho ortodôntico lingual não machuca. E o nível de desconforto inicial que ele provoca é muito semelhante ao que um aparelho tradicional provoca.

Se você já utilizou aparelho irá se lembrar que demorou um pouco a se adaptar e que pode ter ou não surgido aftas ou teve seu lábio machucadinho por ainda não estar acostumado ao aparelho. Assim acontece com o lingual.


Por que poucos dentistas usam a ortodontia Lingual?


Infelizmente no Brasil o Aparelho Lingual é pouco divulgado. Pois custo do tratamento com o aparelho lingual é um pouco mais caro quando comparado com o aparelho ortodôntico convencional.

O que inviabiliza a popularização deste tipo de tratamento.

Porem nos demais países como Estados Unidos, França Inglaterra, Alemanha, este aparelho ortodôntico é muito utilizado. 


Vantagens e desvantagens:

Vantagens:

1- Vamos imaginar uma situação em que você está fora de casa e resolve comer um salgado qualquer. Como ficaria o seu aparelho se ele estivesse no lado de fora dos dentes? Certamente você teria que correr para o banheiro e sacar seu kit higiene imediatamente antes de falar com qualquer pessoa. Com o aparelho do lado lingual isso poderia aguardar mais algum tempo sem grandes crises. 

2- Higienização mais simples A higienização do aparelho lingual, por incrível que pareça, é mais simples e mais eficiente que o tradicional. O fio dental passa mais facilmente. Também podemos contar com a auto-limpeza através da saliva (que é mais intensa na parte lingual) e da própria língua”

3- Muitas vezes o tratamento pode ser mais rápido que o convencional

4- Estética. O aparelho é realmente invisível; Se você não contar que usa, ninguém saberá.

Desvantagens:

1-Alto custo É uma técnica que exige mais habilidades, mais conhecimento e mais  treinamentos específicos. Não cabem aventureiros em sua prática”.

2-Adaptação complicada? Há quem aponte a adaptação à esse tipo de aparelho como outro ponto negativo do tratamento, pois, uma vez que os braquetes ficam em contato direto com o língua, a fala pode ficar prejudicada nos primeiros dias. Quanto a "machucar a língua", esse problema pode ser o mesmo quando comparado ao aparelho convencional "machucar o lábio"


Agende seu horário:

QUERO FAZER UMA AVALIAÇÃO PARA USAR APARELHO LINGUAL




96 visualizações
Nosso Endereço

Rua Prof Abeylard 279 - Centro
Sete Lagoas - MG 35700-049

( ACADEMIA ALTA ENERGIA)

 Tel: (31) 37712662 

      Whatsapp:  (31)975167871

Horários

 

Segunda – Sexta  08:00 – 19:00

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
Nos escreva...

© 2023 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com