top of page

Aparelho móvel e sua utilização.

Aparelhos móveis podem ter funções ortopédica (promover alterações nas bases ósseas-maxila e mandíbula)ou ortodôntica(promover movimentações dentárias). Existe ainda o aparelho móvel do tipo contenção, utilizado para estabilizar a posição dentária assumida após o uso do aparelho fixo.(veja mais sobre contenção ortodôntica)

Os aparelhos ortopédicos estimulam o crescimento ósseo, as placas movimentam dentes.

Os aparelhos ortopédicos são indicados principalmente para o tratamento de crianças a partir dos seis anos de idade para a correção de discrepâncias ósseas e de problemas funcionais que são aqueles relacionados ao funcionamento dos músculos.

Os aparelhos ortopédicos funcionais não têm como principal função a movimentação dentária. Uma característica interessante destes aparelhos é que eles não ficam involuntariamente presos aos dentes como as placas, ou seja, eles só ficam na posição correta quando a criança fecha a boca o posicionando de forma mais confortável e assim agindo na musculatura que irá direcionar o crescimento ósseo.


ANTES E DEPOIS DA CORREÇÃO DA CLASSE II- AVANÇO MANDIBULAR USANDO BIONATOR



Placas ortodônticas são o que efetivamente podemos chamar de aparelho ortodôntico móvel.A sua finalidade é a mesma do aparelho fixo: aplicar força sobre os dentes e promover a movimentação dentária. Podem ser equipadas com molas, arcos e parafusos para movimentar um ou mais dentes de acordo com os objetivos do tratamento.São geralmente utilizadas para movimentos pequenos e/ou simples,mas na maioria das vezes é necessário o uso do aparelho fixo para o alinhamento e nivelamento para um melhor resultado estético e funcional.





CORREÇÃO DE APINHAMENTO UTILIZANDO PLACA DE HAWLEY COM MOLA NO INCISIVO E POSTERIORMENTE APARELHO FIXO PARA FINALIZAÇÃO DO CASO;


173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page