top of page

Extração de pré-molares superiores em tratamento de paciente Classe II

Atualizado: 18 de jul. de 2018


A maloclusão Classe II é caracterizada por uma diferença dentária entre a maxila e a mandíbula (onde o arco superior se encontra a frente do inferior) , que pode ou não estar associada a alterações esqueléticas. Além do comprometimento estético, o fato de vir associada a um overjet(distância do dente superior ao inferior) acentuado faz com que o paciente fique mais exposto a traumas dentários.

O planejamento ortodôntico varia de acordo com a natureza da maloclusão, a qual resulta de um desequilíbrio entre as estruturas dentárias, esqueléticas e musculares. A má oclusão de Classe II, divisão 1 de Angle, apresenta diversas caracterizações, e a determinação do planejamento mais adequado deve ser em função do problema específico do paciente. Diante de uma maloclusão com envolvimento esquelético, em pacientes que se apresentam em fase de crescimento, indica-se a utilização dos recursos ortopédicos como opção viável de abordagem precoce.

Em pacientes onde foi feito o estudo e diagnosticado que não há mais como se utilizar de correções ortopédicas, as extrações dentárias são a melhor maneira de se devolver a harmonia facial e uma oclusão adequada ao paciente.

Por que extrair os pré-molares?

Para fazer a retração do arco superior(puxar os dentes de cima para trás), precisamos de espaço, e é exatamente o espaço destes dentes que foram extraídos que utilizamos para fazer essa retração durante a mecânica utilizando aparelho fixo.

Então, quando removemos dentes é para que seja possível que essa retração aconteça.

Gostou da explicação?

Compartilhe...

Abaixo imagens de caso de retração do arco superior de paciente classe II utilizando o espaço onde foram feitas as extrações




classe II , overjet acentuado
classe II , overjet acentuado




ANTES DA EXTRAÇÃO DE PRÉ-MOLARES






APÓS EXTRAÇÃO E FEITA RETRAÇÃO DO ARCO SUPERIOR, FINAL DE TRATAMENTO









9.797 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page